Eercitando o Lado Direito do Cérebro


ParteI

 
Desenhar uma assinatura!

Na sequência do processo para aprender a ver como os artistas, existem vários exercícios indicados para aguçar esta capacidade inata que todos temos e que depende directamente do desenvolvimento do lado ou hemisfério direito do cérebro.
Nesta serie de vários tutoriais que iremos apresentando a pouco e pouco, mostraremos alguns dos exercícios criados no sentido de ajudar a desenvolver estas capacidades…
Leia os artigos, faça os exercícios e não subestime o valor do informação…Você ficará surpreendido ao comprovar os maravilhosos resultados que sentirá, após algumas horas de trabalho.

Imitar uma assinatura.

E agora você estará a pensar…eu quero desenhar pessoas, objectos, coisas, animais! Ao que eu respondo: Sem presas, primeiro temos que treinar o nosso lado criativo.

Porque uma assinatura?
E para isso nada melhor que abstrair-nos do que estamos a desenhar…Uma assinatura não é outra coisa que uma sucessão de espaços positivos e negativos, formas e proporções entre eles.

Porque, virada ao contrário?

Simples…Para enganar ao nosso cérebro.
Quando vemos alguma coisa e pretendemos desenha-la, a primeira coisa que fazemos mesmo inconscientemente é interpreta-la e encaixa-la dentro dos padrões que conhecemos. Isto é um grande atrapalho na hora de desenhar, porque acabamos por não ver o que realmente temos a frente dos olhos e em lugar disso nos esforça-mos por trespassar ao papel formas baseadas nos preconceitos e imagens da nossa mente em lugar da realidade.
assinatura-1


Acreditando ou não, passemos a fazer este exercício.

As Formas.- Tente esquecer o que cada forma quer dizer e concentre-se exclusivamente nas formas. Ou seja: pense “esta é uma curva , aqui há uma inclinação, isto é um semicírculo…em lugar de pensar: isto é um “C” ou esta letra é um L ao contrario….Não pense assim, isto atrapalha!!!
Os Ângulos: Concentre-se em ver as inclinações e ângulos?
Espessuras: È constante ou varia
Espaços: Procure os espaços ou saltos entre as formas.
Estilo: Cada assinatura tem personalidade…Verifique se os traços são contínuos ou cortados…Se esta a imitar uma assinatura, tem que parecer verídica.!!!
Quando acabar, vire-a ao contrário o seu desenho e compare-a com o original. Que tal…são parecidas? Se não ficou parecida, faça o exercício de novo, desta vez com a assinatura ao direito, com calma e verifique:
• Qual resultado é melhor
• Qual fez com mais confiança
• Qual foi mais fácil.
Como ponto final, aconselho que repita este exercício com assinaturas de varias pessoas e não se precipite em começar a querer desenhar, recorde que o principal objectivo com este pequeno tutorial é melhorar a capacidade de coordenação entre os olhos e a mão… aprender a ver como os artistas vêm.
assinatura-5
assinatura-3
assinatura-2

Nota:
Aqui tem varias assinaturas de personalidades conhecidas para que pratique e se divirta um pouco.
Para satisfazer a sua curiosidade, você está a desenhar as assinaturas de Jackeline Bisset, Alfred Hitchcook, Elvis Presley e Joan Collins….

Parte-II
 
Desenhar ao contrario

Agora sim passaremos a desenhar coisas e não só uma assinatura.

Neste segundo tutorial da sequência aprender a ver, continuaremos o nosso trabalho para aprender a ver o que desenhamos, o qual é sem dúvida a chave para aprender a desenhar.
O nosso objective será tomar a figura que vemos na primeira imagem e a qual esta ao contrario, e desenha-la. Como já sabem, o objectivo é enganar ao cérebro, o qual ao ver uma imagem automaticamente coloca uma etiqueta um nome ao objecto que esta a ver e como consequência interfere na real observação da imagem que temos á frente.
Mesmo com as imagens ao contrário, vale a pena que saiba que o seu cérebro continuará á procura de símbolos conhecidos, por tanto para tirar o máximo proveito deste exercício, terá que lutar constantemente contra esta tendência.
Este exercício requer de grande concentração, procure minimizar qualquer distracção a sua volta quando comece a desenhar.

desenho-ao-contrario-1Imprima esta imagem numa folha tamanho A5, e escolha outra folha A4 para reproduzir o desenho.

Algumas dicas a considerarem para aproveitar ao máximo este exercício:

Desenhe por secções. Quando acabar uma secção, passe para a secção seguinte. Passe de linha para linha, de espaço para espaço. Não desenhe o conjunto de uma vez para depois preencher o interior.
Veja cada parte do desenho como formas. Não caia na tentação de por nome ao que vê. Em outras palavras, não pense, “isto é um olho”, “este é o lábio superior”. Em lugar disso tente pensar assim: “isto é uma curva pouco aberta”, “esta é uma linha com inclinação a direita”,etc.
Se da por si a pensar em nomes em lugar de pensar em formas, pare, levante-se, olhe para outro sítio e retome de novo o seu desenho com a mente em branco.
Ao fazer este exercício muitas pessoas experimentam uma espécie de conflito interior. Existe uma tendência inconsciente em por nomes as formas que vê, de tentar reconhecer formas familiares…mas lute contra isso. Esse é o propósito destes exercícios…obrigá-lo a desenhar o que os seus olhos vêm
Se for o seu caso não se preocupe…esta no caminho correcto.
Quando acabar, vire o seu desenho e a imagem ao direito. Surpreendido?
Seguramente sim…então parabéns!!!
Pratique muito este aspecto importantíssimo do desenho. Esta é uma forma fantastica de aprender a ver as formas sem por nomes nos objectos que vê.

Parte-III
 

Desenhar a sua própria mão

Em exercícios anteriores, aprendemos a reconhecer os contornos e desenha-los mesmo sem nos apercebermos.
Neste tutorial, aprenderemos a tomar consciência da existência desses contornos, segui-los, reconhece-los e desenha-los.
Aprendemos também a estreitar o relacionamento entre o que os nosso lhos vem e o que é transmitido á mão
O exercício e o tutorial que vamos explicar a seguir é conhecido como “Desenho de contorno a cegas” e sobre este tema falaremos mais a fundo em próximos tutoriais.
Antes de começar, gostaria que soubessem que este exercício, é celebre e conhecido no mundo do desenho, foi popularizado há muitos anos quando Kimon Nicolaides o expôs no seu livro “The natural way to draw” em 1941.

Alguns Conceitos Importantes:
 
Desenho de contorno: Consiste em desenhar um objecto olhando constantemente para o objecto e para o nosso papel a fim de reproduzir exactamente o que vemos.
 
Desenho de contorno á cega: Quer dizer que devemos desenhar a olhar para um objecto sem tirar os olhos dele… Nunca devemos olhar para o papel.
O objectivo é começar a medir com a nossa mente e imaginação. Começar a aprender a medir espaços na nossa mente. E começar a forçar-nos para desenhar o que vemos a nossa frente….
Com certeza nunca antes tinha realizado algum exercício deste género, por tanto, leia as instruções e não se engane a si próprio.
Pegue numa folha em branco, um lápis e sente-se comodamente colocando a ponta do lápis no meio da folha.
Coloque o objecto que pretende desenhar num ângulo de 90ºem relação a superfície de trabalho, de forma que se estiver a olhar para o objecto, não conseguirá olhar para a folha.
Comece a desenhar o objecto sem separar o lápis do papel e sem olhar para ele. Tente medir mentalmente as distâncias do seu objecto.
Quando finalize, veja o que desenhou, compare-o e analise-o e divirta-se com o resultado.
desenho-a-cegas

Para complicar o assunto, sugerimos que realize o mesmo exercício:

• Olhando para a sua própria mão
• Uma flor ou qualquer outro objecto mais complexo.
___________________________________________________________________________________________

Observações e conclusões:

Você com estes exercícios estará a realizar uns dos mais importantes exercícios para aprender a desenhar, estará forçando ao seu cérebro a desenhar exactamente aquilo que vê sem criticar, sem intervir no resultado.

Não sinta frustração com os resultados iniciais. Lembre-se que esta a aprender uma coisa nova e por tanto tem que começar com treinos simples.

Assim como acontece com o desporto, o seu “músculo do desenho” tem que ser trabalhado.
Espero que este tutorial dividido em três partes, servisse para incentiva-lo a seguir neste maravilhoso mundo do desenho.!!!






fonte: www.amopintar.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário