...:::Aprendendo a Desenhar - PARTE 1:::...

 
Aprender a desenhar e como começar… É tudo uma questão de prática e dedicação.

Poucas pessoas sabem fazê-lo maravilhosamente a primeira vez que pegam num lápis ou um pincel.
Para a restante maioria das pessoas, é uma questão de aprendizagem e não um dom. Pintar e desenhar são actividades que têm que ser estudadas, aprendidas e praticadas, da mesma forma como: aprender um novo desporto, uma nova língua, montar bicicleta ou escrever novelas.
É tudo uma questão de prática e dedicação. É precisamente a prática, o que faz a diferença entre um artista médio e um grande artista.

Dedicação

• Se deseja ter sucesso, eu recomendo não só saber como desenhar, mas o mais importante, dedicar tempo a prática do desenho e pintura pelo menos duas vezes por semana. Se quiser avançar mais rápido, logicamente deverá dedicar mais tempo a esta actividade.
• Um sítio calmo é o ideal para começar, no entanto, uma vez que adquira a capacidade de se concentrar, notará que qualquer sítio é bom.
• Algumas pessoas gostam de desenhar e pintar sobre uma superfície plana, como uma mesa ou secretaria outros preferem o cavalete e a facilidade de manipulação do mesmo para colocar a folha ou tela em qualquer posição… Isto é mesmo uma questão de preferência e hábito. No entanto por experiência própria posso dizer que se tem o desejo de começar a desenhar para depois passar á pintura a óleo ou pintura a pastel, o mais conveniente é se habituar desde o início ao cavalete.

Bloco de esquissos.

• Um fabuloso habito, para quem quer levar o desenho a sério é adquirir um bloco de esquisso que possa levar a qualquer sítio.
Observe tudo a sua volta, tentando descobrir as formas básicas por detrás de cada figura, veja como a luz se projecta sobre os objectos, observe as sombras, as proporções, os pontos de fuga das imagens em perspectiva e reproduza no seu bloco o que vê, em quanto espera no médico, no autocarro, no transito, nas ferias, em fim, qualquer momento é bom.
• Desenhe os objectos da sua casa, copie imagens de fotografias, desenhe as suas próprias mãos, os seus pés, a sua imagem do espelho…As oportunidades de praticar ficam só limitadas pela sua imaginação.
• Faça exercícios…Da mesma forma que qualquer desportista, apresentador de televisão ou cantor, faz exercícios de aquecimento e descontracção antes de iniciar a sua actividade … Antes de iniciar as suas aulas semanais, faça exercícios de aquecimento com as mãos a fim de descontrair os músculos do “desenho” e criar um fluxo de energia criativa entre o seu cérebro, os seus olhos, a sua ferramenta de desenho e a superfície de trabalho… Vejamos aqui alguns exemplos dos exercícios que pode fazer.

valor-sombraMiniaturas rápidas.

Seja qual for o objecto que pretende desenhar, antes de começar, faça pequenos e rápidos esboços em miniaturas, num papel aparte.
Faça pequenos quadrados de dois a quatro centímetros de lado usando rápidos traços de tons e meios-tons. Não se preocupe demais pela precisão.
Faça isto durante três ou quatro minutos até sentir que domina a intensidade das sombras e dos traços.

forma-valor Desenhe com sombras.

O objectivo deste exercício é criar e definir a forma dos objectos mediante a realização de pequenos e rápidos traços e mediante sombras.
Os espaços recheios e vazios se representam mediante sombras, variando a pressão do lápis.
Trabalhe rapidamente sem se preocupar pela precisão mas sim pela representação tonal.
Movimente todo seu braço com fluidez e quando sinta que esta descontraído e confiante, pegue na superfície de trabalho e comece a desenhar!!!

Traçado de Linhas.

•  Use um lápis afiado de grafite ou de carvão para desenhar apenas o esboço da forma ou contorno do seu modelo.
•  Mantenha seu olho sobre o assunto, tanto quanto possível.
•  Faça linhas longas e contínuas sem levantar o lápis do papel. Só quando for absolutamente necessário.
•  Não adicione sombras. Inclua alguns detalhes para tornar o objecto reconhecível.
•  Repita o exercício até se sentir confortável com os resultados.

  • A linha.
linhaÉ o elemento básico de todo desenho. Basicamente uma simples linha  numa folha de papel, divide o espaço em áreas de desenho. Esta separação pode definir ou diferenciar a luz da sombra, o espaço frontal do fundo, o espaço positivo do negativo. A linha pode ser uniforme, de igual espessura ou diferentes espessuras. Recta
  • A Forma.
formaA forma acontece quando a primeira linha acontece. A definição mais  básica da forma, pode ser o espaço branco do papel. A forma é o espaço contido entre as linhas desenhadas. A forma ajuda a definir o objecto. A incorrecta utilização da forma fará com que o desenho não se pareça com o modelo.
  • Proporção e perspectiva.
A proporção tem a ver com o tamanho de um elemento no desenho em relação com outro elemento do mesmo desenho. De uma forma mais clara podemos definir que a proporção é o que determina que por exemplo, no corpo humano, as pernas são mais compridas que os braços, o dedo médio mais comprido que o mindinho, ou o nariz da mesma largura que o olho. Si a proporção não for a correcta, o desenho não aparece correcto.
A perspective é o efeito pelo qual os objectos mais distantes parecem mais pequenos. Os elementos mais perto do observador são desenhados de maior tamanho. Esta distribuição deve responder a uma correcta proporção, caso contrario o desenho perderá realismo.
  • Luz e sombra.
luzesombraCriam o efeito de profundidade e atmosfera num desenho. De forma a  dar realismo ao desenho a sombra é indispensável. Tudo na natureza tem sombra e produz sombra.
Um desenho sem sombras, é um desenho sem vida. A sombra automaticamente adiciona ao desenho a sensação de perspectiva, indicando a existência de diferentes planos de profundidade.

A luz e a sombra, são os elementos básicos para produzir o efeito de Volume nos objectos.

luz-sombraNum desenho em duas dimensões, a luz e a sombra são elementos que definem e caracterizam o volume do objecto.
O volume é em conjunto com a forma outro dos aspectos que distingue os objectos que nos rodeiam. Este depende da luz que recebe, e por consequência das sombras que este produz.
A definição correcta do volume dum objecto se consegue através da valorização exacta das intensidades das suas sombras.
Podemos definir dois tipos de sombras, as próprias e as projectadas.
As sombras próprias são as que origina o objecto em si próprio e as projectadas são aquelas que ele produz nas superfícies vizinhas.
Também se deve ter em consideração os reflexos produzidos pela luz, que projectam as superfícies ou objectos vizinhos já que estas aclaram a sombra própria.
Entre a luz e a sombra há uma zona de transição ou de “meia sombra” que pode variar em extensão dependendo da intensidade da luz.
luz-sombra-1No exemplo da Figura A-1, distinguimos dois objectos com a mesma forma, tamanho e proporção, no entanto um representa um círculo e o outro, uma esfera.
O círculo passou a ser um elemento bidimensional, a parecer um elemento tridimensional, com volume.
A diferença entre os dois objectos é conseguida neste caso pelo efeito da luz e da sombra.
Como desenhar…

O chamado “artista” simplesmente vê as coisas de forma diferente porque utiliza a parte do cérebro que você não utiliza. Eles vêm o mundo em termos de forma, linhas, cor, proporção e relação entre as formas.
Essa é a base ou principio a desenvolver, por qualquer pessoa que queira aprender a desenhar. E este será o objectivo dos artigos que encontrará nesta categoria e que os levarão a aprender a ver as coisas também desta maneira, a maneira de ver do “artista”.
Esta maneira de ver o mundo a nossa volta, baseado em formas, cores, proporções não é melhor nem pior que qualquer outra forma de ver, mas é sim a forma criativa de observar que o levará a desenhar como um artista e desfrutar do processo.
Você diria que é melhor para as matemáticas do que para o desenho? Se assim for, então é porque você se sente mais confortável com a abordagem lógica, de passo a passo, sistemática controlada por uma parte especifica do seu cérebro.
Cada ser humano tem duas formas, modos ou modelos de pensamento: A forma lógica e simbólica e a forma visual e artística, cada uma controlada por cada hemisfério cerebral.
Todos utilizamos ambos hemisférios todo o tempo, separadamente ou em simultâneo e frequentemente utilizamos uma forma de pensamento para analisar ou interpretar a outra forma de pensamento.

A Mente Lógica Vs a Mente artística.

mentelogica-mentevisual

Se isto não é o suficientemente claro para si, talvez este exemplo ajude ao esclarecimento: Imagine que o objectivo é desenhar um auto-retrato.
1.-A mente lógica não consegue desenhar facilmente porque ela permanece constantemente analisando o que vê, de forma objectiva.  “isto é um olho, eu não sei desenhar olhos, como são os olhos?”; “este é o olho esquerdo, tenho que desenha-lo…mas não se parece com o meu olho”
2.- A mente visual e criativa no entanto, reage desta maneira: “Esta é uma curva que se intersecta com esta sombra” e “estas duas formas combinam-se para criar uma zona de luz no espaço negativo”. Dito de outra forma, não interessa como é o olho esquerdo para a mente artística…!!!
A mente artística, não vê o olho, o que ele vê são formas, sombras, luz que se combinam para criar o desenho do olho esquerdo. Para aprender a desenhar o que vemos, devemos primeiro aprender a desenhar linhas, curvas, formas, sombras, e luzes que combinadas, dêem lugar ao objecto desenho. A mente lógica, aquela que etiqueta tudo o que vê… não pode ser parte do processo.

Técnicas básicas para aprender a desenhar

Um dos exercícios recomendados para por a trabalhar as duas partes do nosso cérebro e melhorar as nossas capacidades para o desenho, é tentar fazer um desenho com duas mãos.
Ficará surpreso quando se aperceber do que consegue fazer com a sua mão não dominante quando a põe a trabalhar.

Para isso basta fazer o seguinte exercício:

desenho-a-duas-maosEscolha duas cores de lápis, canetas ou marcador, um para cada mão. Desenhe qualquer coisa, pode ser uma flor, uma taça um animal, um objecto qualquer á sua escolha. Tente movimentar as duas mãos ao mesmo tempo, seguindo estas dicas:
a. Movimente as duas mãos em paralelo (uma ao pé da outra) na mesma direcção realizando o mesmo traço do desenho ao mesmo tempo.
b. Movimente cada mão em paralelo a cada lado da forma a desenhar, como se de um espelho se tratasse.
c. Movimente as duas mãos independentemente e individualmente, em diferentes direcções, mas simultaneamente.
E surpreendente como a mão não dominante consegue fazer o seu trabalho…basta lhe dar uma oportunidade. Este é um relaxante e fácil exercício de aquecimento, ideal para fazer no estúdio, antes de iniciar qualquer trabalho.
Tente…
Até a próxima e bons desenhos!




fonte: www.amopintar.com






 

 

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