Aprender a desenhar - Parte II

Cada um no seu próprio ritmo.

Desenhar, é de fato uma actividade humana tão natural como falar ou caminhar.
Desde os inícios da humanidade, existem vestígios da necessidade de comunicar, de imortalizar eventos, objectos, culturas, e formas de vida. Refiro-me por exemplo aos desenhos pré-históricos encontrados em inúmeras cavernas a volta do mundo.
Os criadores destas manifestações de arte faziam isto como uma simples e natural forma de expressão.
Aquelas pessoas que faziam estas coisas identificadas como “diferentes” com um mínimo esforço eram consideradas como prodígios. Assim, ao longo do tempo foi-se criando o conceito de talento, como um presente só pertencente a um grupo exclusivo de pessoas.
cao-a-lapisNo entanto ainda os considerados prodígios e possuidores de esse especial talento, foram pessoas que desde pequenos desafiaram as suas habilidades para aperfeiçoa-las e desenvolve-las ao máximo, tornando-os assim cada vez melhores.
Todos nos somos indivíduos com talentos e habilidades que muitas vezes nem nos apercebemos que as temos…como quem nunca descobriu que tinha talento para dançar porque nunca experimentou e um bom dia este descobrimento se converte numa profissão e uma forma de viver….
Se gosta desenhar ou pintar e quer aprender, então o primeiro passo já foi dado. Está e realizar pesquisa e encontrar fontes de instrução.  O seguinte passo é tentar sem parar, com paixão e praticar com muita paciência e perseverança…. Esse é o único segredo para aprender a desenhar, assim como para qualquer coisa na vida

O talento deve ser desenvolvido.

Desgraçadamente, o mundo está cheio de pessoas talentosas que nunca progrediram nem alcançaram os seus sonhos, por pensar que o talento é uma dádiva magica que só alguns possuem. A maior parte até chega a conclusão que só alguns nascem com certos talentos… “Tem que se nascer artista”.

Para mim esta é uma verdade a meias.

Todo o mundo pode aprender a desenhar….como todo o mundo pode aprender a escrever, a dançar ou a praticar um desporto. Desenhar forma parte da natureza humana…é uma forma de expressão.
Basta ver as crianças e notar como se divertem a desenhar e fazem-no de maneira natural… Ninguém nasce artista….pode-se no entanto, nascer com paixão pelas artes, e com o tempo se converter num talentoso artista.

O que significa desenhar.

Desenhar significa algo diferente para cada pessoa. Se procurarmos no dicionário, verificamos, a seguinte definição:  Desenhar é aplicar com algum médio especifico, sobre uma superfície para produzir uma imagem visual.
Estas palavras não definem exatamente o que o desenho representa para cada pessoa ou o que o desenho representa a nível pessoal.
Façamos o seguinte exercício: o que significa desenho para ti…. Que sentes quando dizes a palavra desenho…. Como definirias esta palavra…. Pensa, sente e completa a frase.

Para mim desenhar é……

Para mim desenhar e devo incluir pintar, é desfrutar do prazer de representar num papel o que vejo, da forma como o sinto…
O que faço torna-se uma paixão enquanto aprendo novas técnicas…quanto mais gosto e desfruto do processo…mais apaixonante também se torna aprender.
Todos podem aprender a desenhar. Com interesse, paciência, vontade, podemos desenhar tão bem quanto desejemos.
O mais importante é manifestar, comunicar através do artista que todos levamos por dentro….

O importante é a experiência do processo e não o resultado.

Desenhar adiciona algo novo as nossas vidas…é uma actividade excitante.
A satisfação, o entusiasmo e o divertimento que o desenho e a pintura nos proporciona são em conjunto, o nosso incentivo e a nossa recompensa.
O processo de descobrir essa habilidade é o que realmente é enriquecedor e apaixonante. O processo de desenhar é benéfico em todos os aspectos da nossa vida. É como já disse, uma forma de expressão… a linguagem da arte, relaxante, estimulante e produtiva.
Os nossos desenhos mostram a nossa percepção natural. Desenhar e pintar representa o desafio de comunicar o que se vê de uma forma não verbal. Com poucos elementos e algumas técnicas básicas é possível começar a desenhar e criar coisas fantásticas.

Desenhar é ver….

Através dos nossos olhos como artista podemos apreciar todo o mundo a nossa volta e interpreta-lo de acordo com o nosso ponto de vista. Desenhar não é simplesmente reproduzir, mas definir o que observamos desde a nossa própria perspectiva.
Algumas pessoas apreciam desenhar elementos suaves, soltos e grandes, outros preferem desenhar elementos pequenos e cheios de pormenores. O estilo ou “etiqueta” para determinar que tipo de desenho é o nosso, não é fácil. Manter a mente aberta e deixar fluir é a melhor forma de descobrir o nosso próprio estilo.
Não existe estilo melhor ou pior, bom ou mau…existe simplesmente estilo.
Com o tempo ele aparecerá por si próprio.!



fonte: www.amopintar.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário